Forbes: AMD criou o Navi para o PlayStation 5 da Sony, Vega descartado
Não, a Sony não rebateu a Microsoft com um breve anúncio do PlayStation 5 em seu evento anual da E3, mas alguns detalhes fascinantes surgiram sobre o PS5, sua solução gráfica e o quão envolvido no processo estava a AMD. Isso não é apenas uma história para os jogadores ansiosos do console. É parte de uma narrativa maior sobre a identidade da AMD e seu negócio de chips semi-personalizados.
Falando a fontes da indústria nesta semana sob condições de anonimato, aprendi que o PS5 usará as arquiteturas gráficas Zen e Navi da AMD. O que não está claro é se o PS5 irá incorporar um SoC robusto (sistema em um chip) ou usar componentes separados baseados em Ryzen e Navi.
No momento, pouco se sabe sobre a arquitetura gráfica Navi da AMD, além do fato de usar o processo de 7nm. Esse detalhe, no entanto, é importante. Como já fez várias vezes com seus clientes semi-personalizados, a AMD tem um sólido histórico de desenvolvimento de GPUs integradas e discretas com envelopes de baixa potência perfeitos para um console.
O que nos traz, aos meus olhos, a revelação mais interessante. De acordo com minhas fontes, Navi não está apenas dentro do Sony PS5; foi criado para a Sony. A grande maioria da colaboração entre a AMD e a Navi da Sony ocorreu enquanto Raja Koduri - chefe e arquiteto-chefe do Radeon Technologies Group - estava na AMD.
A Koduri se juntou à Intel no ano passado como arquiteto-chefe de seu novo Core e Visual Computing Group.
Mas a colaboração veio à custa da Radeon RX Vega e de outros projetos em desenvolvimento. Alegadamente, Koduri viu até um enorme 2/3 de sua equipe de engenharia dedicada exclusivamente à Navi contra sua vontade, o que resultou em um produto final RX Vega Koduri estava descontente com recursos e horas de engenharia foram muito inferiores ao previsto. Como mencionei no meu relatório, a implicação é que a CEO da AMD, Dra. Lisa Su, queria dedicar mais energia aos seus negócios semi-personalizados do que a divisão de gráficos de desktop.
Tomado como uma notícia solitária, isso pode parecer ridículo. Mas, ao diminuir o zoom para um ângulo mais amplo - como eu fiz hoje, analisando a história de produtos gráficos de consumo da AMD e seus negócios semi-personalizados - ela se encaixa como uma luva. As mesmas fontes que falaram comigo sobre o PS5 tinham mais a dizer sobre as motivações de negócios da AMD com a Apple, Microsoft e Sony no link abaixo.
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Além disso, o RX Vega não conseguiu encontrar tração no mercado. A AMD lançou sua "Frontier Edition" da Vega, que era um híbrido confuso (se sexy) entre gráficos profissionais e jogos. Isso foi feito antes de sua versão dedicada de jogos RX para satisfazer a promessa de que a Vega chegaria aos consumidores dentro do prazo prometido pela AMD.
Pegue essa discussão e coloque mais luz sobre o desenvolvimento conturbado de Vega, devido à maioria da equipe de engenharia da Koduri ser eliminada não apenas para trabalhar na Navi, mas também para trabalhar na Navi para a Sony.
Em uma nota relacionada, surgiu recentemente um novo rumor sobre Navi para desktop sendo apenas uma parte intermediária e não competindo com as placas GeForce topo de linha da Nvidia. Isso faz todo o sentido se foi desenvolvido primeiramente para um console primeiro.
O outro aspecto interessante de tudo isso é que minhas fontes nunca mencionaram a Microsoft nas conversas Navi. Isso é pura especulação, mas talvez os próximos dispositivos da Microsoft - codinome "Scarlett" - não usem a Navi. Talvez ele use uma solução semi-customizada incorporando o Vega, ou algo totalmente diferente do qual não tenhamos acesso. De qualquer forma, as conversas que eu havia referido a Navi no passado, como se já estivesse terminado.
Fonte: Forbes
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